sábado, 5 de setembro de 2009

Conferência de Imprensa

Nos últimos dias temos assistido a várias iniciativas políticas relacionadas com o TGV tendo sempre o mesmo interlocutor, o Sr. Rondão Almeida ora como Presidente da Câmara ora na qualidade de candidato do Partido Socialista.
Estas iniciativas têm como objectivo atacar o PSD nacional e por este via a coligação MUDE, para o efeito não se tem coibido de dizer meias verdades ou falsidades completas, fazendo crer à população que o PSD nacional e local estarão contra o desenvolvimento e contra a criação de emprego. Marcámos assim esta conferência de imprensa com o intuito de uma vez por todas esclarecer os elvenses acerca do assunto.
Não iremos embarcar na táctica socialista que visa colocar na agenda das autárquicas assuntos como o TGV que manifestamente não dependem dos governos locais. Assim em relação ao TGV esclarecemos o seguinte: - O Governo PS aprovou em conselho de ministros avançar com o TGV tendo para o efeito procedido à abertura de concursos públicos internacionais. - O mesmo governo PS que governou durante 4 anos e meio e que contou com uma maioria absoluta e um Presidente da Republica cooperante, decidiu por sua livre iniciativa suspender o processo de TGV.
Fê-lo consciente de que esta medida iria prejudicar o interior de Portugal e no caso que agora nos interessa, o concelho de Elvas. - O PS é assim o único responsável pela situação do TGV, teve todas as oportunidades para deixar o assunto resolvido até 27 de Setembro e manifestamente não o quis fazer. - Foi aliás o mesmo governo PS que em finais de 2008 em sede de Conselho de Ministros fez aprovar a ZPE (Zona de Protecção Especial) da Torre de Bolsa o que, de acordo com vários especialistas, pode vir a inviabilizar ou prejudicar o trajecto do TGV na zona do Caia. - A distrital do PSD emitiu recentemente um comunicado onde desmonta de forma cabal os argumentos do PS acerca da matéria do TGV.
Lembramos que foi anunciada pelo Sr. Rondão Almeida a realização de uma reunião em prol do TGV e que do lado de Portugal apenas compareceram autarcas do PS. - Refira-se que o TGV não é pacífico em nenhum partido do arco da governação, já recentemente Alberto João Jardim veio defender o TGV no Caia, enquanto que Henrique Neto, destacado socialista, defende que o traçado do Caia não faz sentido. - O PSD não é contra o TGV. O MUDE não é contra o TGV embora tenhamos a convicção que a prioridade das prioridades de Elvas seja o comboio de mercadorias e a plataforma logística, essas sim promotoras de emprego e desenvolvimento para o concelho de Elvas. Mais, o Sr. Rondão Almeida na dupla qualidade de Presidente/Candidato vai ainda mais longe ao colocar no mesmo saco todo o investimento público como se o PSD nacional e o MUDE contra ele fossem.
Deixamos então as seguintes perguntas: - Porque não avançou ainda a construção da prisão de Vila Fernando? - Porque prometeu o governo e o PS local algo que não pretendiam cumprir? - Porque colocou o governo PS, em sede de PIDDAC, 5 milhões de euros de investimento na prisão de Vila Fernando para 2008 quando afinal não chegou a investir sequer 1 cêntimo? - Quem é afinal contra o investimento público? É que prometer é fácil e Sócrates fá-lo todos os dias, cumprir é que é mais difícil. Relembramos que o PS dispõe de uma maioria absoluta para governar com plena autoridade e optou por suspender todas as obras que iriam beneficiar Elvas.
Feitas as contas do deve e do haver com o que ficamos no final do mandato PS? Com Elvas mais pobre sem Militares, sem Maternidade, sem Instituto de Vila Fernando e sem GAT. Que ganhou Elvas? Promessas e mais promessas e essas, como sabemos, leva-as o vento.
Os elvenses ficariam a ganhar se a candidatura MUDE e o Sr. Rondão Almeida debatessem este e outros assuntos em profundidade. Os elvenses sabem que fui alvo de um desafio público, com data marcada, por parte do Sr. Rondão Almeida, repto que foi imediatamente aceitei, para que em condições de civismo e de forma democrática o mesmo se realizasse, o que infelizmente não se veio a concretizar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para quando hora e local está marcada esta conferencia de imprensa

MUDE disse...

Realizou-se na passada seman, 5ª feira.