domingo, 13 de setembro de 2009

Conferência de Imprensa


Encontramo-nos aqui hoje para através da comunicação social darmos conta da nossa posição sobre o PDM de Elvas que se encontra em inquérito público.

Os elvenses sabem, ou devem saber, que o PDM é o mais importante documento de planificação urbanística de um concelho. Os elvenses devem também saber que os mandatos políticos são de 4 anos e que o PDM é vinculativo por uma década.

Lamentamos que a autarquia apenas tenha organizado uma reunião acerca do PDM no dia 12 de Setembro, ou seja hoje, quando o inquérito público termina na próxima segunda-feira. Lamentamos que a autarquia apenas o tenha feito pressionada por um artigo publicado no “Linhas de Elvas”.

No nosso entendimento o PDM devia ter sido amplamente debatido em reuniões por todo o concelho incluindo freguesias rurais. A autarquia tem tido a preocupação de levar às freguesias as reuniões de Câmara mas não teve nunca a preocupação de abordar a questão do PDM. O site do município é omisso em relação ao documento e não o deveria ser. O PDM que se quer aprovar devia ter sido lido e levado ao maior número de elvenses possível.

Não vamos aqui abordar questões concretas. Não iremos dizer que se deve ou não construir na Piedade, não iremos muito menos abordar questões relacionadas com as Sochinhas, ou seja, não entraremos no plano técnico mas apenas e só no plano político.

A nossa posição é assim a seguinte;

O PDM foi manifestamente mal divulgado junto da opinião pública.

O PDM pelos vistos está envolto em alguma polémica.

Defendemos para Elvas aquilo que todos os partidos têm defendido a nível nacional em relação aos governos – Um governo local ou nacional não deve tomar decisões estruturantes no final dos mandatos. A Câmara de Elvas não deve aprovar nesta legislatura um documento que vinculará Elvas para os próximos 10 anos!

A coligação MUDE defende que o processo do PDM deve ser adiado por um mês e meio (ou seja até à realização das eleições autárquicas) e que apenas deverá ser aprovado em sede de executivo municipal e de assembleia municipal no próximo mandato e portanto já com os próximos eleitos.

2 comentários:

JB disse...

Será que o PDM não será Presidente Dificulta Modernização?

Anónimo disse...

muito bem